segunda-feira, 23 de julho de 2012

Frio pede sopa!


Que frio é esse né?
Pelo menos aqui em São Paulo tem feito dias e principalmente noites geladas!!!
Lembro que na casa da minha, quando começava a esfriar sabia que quando chegasse em casa ia ter uma sopinha nos aguardando. Durante quase todo o inverno comíamos sopa no jantar. Uma delícia!!!!
A variedade era impressionante, sempre uma nova surpresa!!
Eu chego lá, por enquanto sei só algumas... Preciso pegar várias receitas para testar. Mas ultimamente tenho feito muito o caldinho de batata mesmo. Sabe aquele que você faz uma vez, o povo gosta tanto, que você passa a fazer sempre... ahuaauaha Meu caldinho foi mais ou menos assim!

Faço tudo meio ao olho, não tenho receita certa, tanto é que cada vez fica de um jeito.
Mas nada melhor nesses dias gelados do que comer algo quentinho e gostoso!!

Peguei esse site do Edu Guedes que tem várias receitas de caldos e sopas e vou tentar testar várias neste inverno:
http://www.eduguedes.com.br/receitas-edu/sopas/

Meu marido ama comer muitos pães com a sopa, praticamente faz o pão de colher.
Além do azeite e de um bom vinho para acompanhar, peguei em outro site uma lista de acompanhamentos para a sopa:

Crouton:
Corte o pão de forma - branco ou integral - em quadradinhos de até ½ centímetro e leve para torrar em forno quente.

Pão frito:
Corte o pão francês, baguete ou italiano - amanhecido - em fatias finas. Passe manteiga e frite na frigideira até tostar.

Torradas Cobertas:
Corte o pão de forma em quadradinhos, cubra com queijo prato, tempere com sal, azeite, pimenta do reino e orégano e torre em forno quente.

Bruscheta:
Pão italiano em fatias, dentes de alho sem casca, sal e azeite -
Esfregue o alho no pão, regue com azeite, tempere com sal e leve para dourar em forno quente.

Pão de alecrim:
Baguete, pão italiano ou pão francês fatiados, alecrim fresco, sal e azeite -
Pique o alecrim bem fininho, espalhe por cima do pão, tempere com sal e azeite e leve para tostar em fogo alto

Pão com ervas:
Baguete, pão francês ou pão italiano, salsinha, cebolinha, alho, manteiga e sal.
Esprema o alho, pique a salsinha e a cebolina, misture esses três ingredientes à manteiga , tempere com sal e espalhe sobre o pão cortado em fatias finas. Leve para tostar em forno quente.

Fonte: http://guiaparaasobrevivenciadohomemnacozinh.blogspot.com.br/2009/04/acompanhamentos-para-sopas-e-caldos.html

O pão italiano para mim é combinação perfeita para um caldinho.

Também gosto de milho verde na sopa... fica uma delícia!! mas cuidado ele sulga muito o sal, então pode deixar a sopa sem sal. Melhor colocar um pouquinho mais que o usual.

Divertam-se e curtam o inverno!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Férias!!

Minhas férias se aproximam, faltam 42 dias!!!!

Por causa dos planos da França terem sido adiados para ano que vem, decidimos que precisávamos de umas férias antes disso. Pq não aguentaria 2 anos seguidos... Então, sem querer ficou para a parte do inverno. Meu marido gosta de praia, então queria ir para o nordeste para poder pegar calor. Mas aí íamos gastar dinheiro precioso para os planos do ano que vem.

Então decidimos viajar de carro mesmo por perto. Rio de Janeiro, talvez S. José do Rio Preto, onde temos mtos amigos.

Mas o que estou mais feliz é que terei um tempo para relaxar. Um tempo para dormir sem se preocupar que o outro dia tem que levantar cedo, cumprir uma série de obrigações. A minha obrigação vai ser ... DESCANSAR!!! Estou ansiando por esses dias...
Vou poder ir na casa da minha vó, coisa que eu nao faço a muito tempo. Vou poder até almoçar com minha mãe também, que está de licença em casa. Vou poder organizar algumas coisas na minha casa, que vão sempre ficando pra depois. Vou poder ir pra praia um dia se quiser, nem que for pra passar frio. Vou ter tempo de cozinhar para meu marido lindo. Além de poder cozinhar para um monte de gente que quero que vá em casa... Vou poder ler um livro!!! Estou correndo tanto e tão desorganizada que não leio um livro tem um tempo. Tenho que ir no dentista, pq faz anos que não vou e tem um dente que ta doendo. Quem sabe ir no cinema na sessão das 3 da tarde...Uhuuu.

Na verdade os planos são tantos que já estou fazendo uma lista e vou fazer como minha mãe fazia nas nossas férias escolares: Agenda de férias!!! Lembro que adorava essa parte das férias, porque tinha uma idéia do que eu ia fazer, podia colocar todas as minhas vontades ali, que minha administrava... dormir na casa da amiga, trazer a outra amiga pra dormir na minha casa, ver tal filme... era uma delicia.
Enquanto não tenho filhos, vou aproveitando para administrar as nossas ferias. Ainda que as prioridades tenham mudado, ao invés de ir dormir na casa das amigas, ir ao dentista, as férias ainda são dias mágicos!!

Então, meu o próximo passo, é sentar com meu marido e fazermos juntos a nossa agenda de férias. Ebaaa!!!